Equipamentos Avançados em Holter e MAPA
Notícias

Vantagens da Monitorização da Pressão Arterial de 24 horas


Vantagens da Monitorização da Pressão Arterial de 24 horas.
 
Dr. Emilton Lima Jr
Prof. adjunto de Clínica Médica da PUC-PR
Diretor do Hypercor - Laboratório de Pesquisa em Hipertensão Arterial

 
MAPA de 24 horas é considerada melhor e mais acurada na medida das médias dos níveis pressóricos em relação a medição de consultório.
O desenvolvimento da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 horas originou-se com o trabalho do Dr. Sokolow, que estava curioso com o fato de que alguns pacientes com pressão arterial bastante elevada experimentavam uma expectativa de vida normal. Ele foi dos um dos primeiros a mostrar que os dados da monitorização da pressão arterial de 24 horas se correlacionavam melhor com os danos em órgãos alvo. A monitorização da pressão arterial de 24 horas promove maior acuária na observação contínua da pressão arterial, e a sobrecarga desta sobre o sistema cardiovascular através de :

1) Utilização de múltiplas leituras durante todo o dia;
2) Eliminação do fenômeno da Hipertensão de Consultório;
3) Determinação da pressão arterial durante as atividades de um dia habitual e durante o repouso;
4) Eliminação dos vícios do observador na medida da pressão arterial, o que é particularmente importante em pesquisa.

Durante a gravação o paciente pode desempenhar suas atividades diárias normais, embora atividades físicas vigorosas sejam desaconselhadas por poderem interferir na acuária das leituras. Durante as leituras os pacientes são orientados a fazerem a mínima movimentação possível para prevenir infartos. Também são orientados a escreverem em um diário suas atividades, para correlação com variações da pressão arterial. Todos os modelos atualmente utilizados devem ter testes de validação, não somente em relação ao esfigmomanômetro de mercúrio, mas também em alguns casos, em comparação com leituras intra-arteriais.

Utilização do método e suas vantagens

A monitorização da pressão arterial de 24 horas pode comprovadamente ser considerada melhor e mais acurada na medida das médias dos níveis pressóricos do que a medida de consultório. Estas vantagens sugerem o uso amplo do método, mas as principais indicações para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 horas, conforme o II Consenso Brasileiro da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial são (veja quadro abaixo:)

Hipertensão de consultório

Hipertensão lábil

Hipertensão episódica

Hipertensão resistente

Hipotensão ortostática

Disfunção autonômica

Avaliação de tratamento anti-hipertensivo

Exclusão do efeito

Avaliação do episódio de síncope

Avaliação pressória na angina noturno e congestão pulmonar

Estratificação do risco de acometimento de órgãos-alvo


 


Av. Paulista, 509 - 1º andar - CEP 01311-910 - Paraiso - São Paulo / SP - Tel: 3883-3030

Web |