Equipamentos Avançados em Holter e MAPA
Notícias

A utilidade do inútil


Transcrevemos trechos de um livro de um filósofo italiano, Nuccio Ordine, que tem um título muito sugestivo: A utilidade do inútil.  
Traduzido em mais de quinze idiomas, é um verdadeiro manifesto ao humanismo e um grito de alerta que nos estimula a pensar sobre o sentido dos nossos atos nos dias atuais.  

“Numa acepção muito mais universal, coloco no centro das minhas reflexões a ideia de utilidade daqueles saberes cujo valor essencial está completamente desvinculado de qualquer fim utilitarista. Há saberes que têm um fim em si mesmos e que, exatamente graças a sua natureza gratuita e livre de interesses, distante de qualquer vínculo prático e comercial, podem desempenhar um papel fundamental no cultivo do espírito e no crescimento civil e cultural da humanidade. Neste sentido, considero útil tudo o que nos ajuda a nos tornarmos melhores.” 
............................... 
“Todavia, entre tantas incertezas, uma coisa é certa: se deixarmos o caráter gratuito morrer, se renunciarmos à força geradora do inútil, se escutarmos unicamente esse mortífero canto das sereias que nos impele a perseguir o dinheiro, somente seremos capazes de produzir uma coletividade doente e sem memória, que perdida, acabará perdendo o sentido de si mesma e da vida. E então, quando a desertificação do espírito nos fizer murchar, será realmente difícil imaginar que o incipiente Homo Sapiens ainda poderá ter um papel para tornar a humanidade mais humana. “
Nuccio Ordine – A utilidade do inútil. Um manifesto - Tradução L. C. Bombossaro, Editora Zahar, 2016.  

Av. Paulista, 509 - Andar 1, Andar 2, Conjuntos 201, 212-214
Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01311-910
Tel: (11) 3883-3030 | CNPJ: 51.961.258/0001-95