Equipamentos Avançados em Holter e MAPA
Notícias

Ecos do Congresso Europeu de Cardiologia: Exercício na medida certa

No recente Congresso Europeu de Cardiologia em Amsterdam - Holanda, foi dedicada uma sessão à influência do exercício físico nas arritmias cardíacas. Participaram da mesma o Dr. Sanjay Sharma da Universidade St. George de Londres e o Dr. Luis Mont da Universidade de Barcelona.
Na opinião do Dr. Sharma, está claramente demonstrado que um programa de meia hora diária de exercícios moderados a intensos, 5-6 vezes por semana, reduz o risco de doença coronariana em torno de 50% e permite ganhar aproximadamente 7 anos de vida.
Entretanto, esforços muito intensos, de maior duração e prolongados por anos ou décadas, tem efeito deletério sobre o músculo cardíaco. Atletas de meia idade têm uma prevalência 5 vezes maior de FA, que indivíduos sedentários da mesma faixa etária. Na experiência do Dr. Sharma, 40% dos atletas veteranos apresentam episódios de FA assintomáticos.
Foram citados por ele estudos italianos em mais de 16.000 atletas jovens com arritmias ventriculares, extrassístoles e episódios de TVNS, que diminuíram de freqüência com a diminuição da intensidade dos treinamentos.
Por outro lado, ambos debatedores ressaltaram que isto se aplica a indivíduos que realizam exercícios muito intensos durante longos períodos, especialmente maratonistas e ciclistas de longa distância.
A conclusão da sessão é que existe um limite definido entre os efeitos benéficos e prejudiciais do exercício físico sobre o sistema cardiovascular, que está dado pela moderação e o bom senso. O mesmo remédio que cura pode intoxicar.
O exercício, para ser benéfico, deve ser moderado a intenso, mas não muito intenso a ponto de ultrapassar os limites fisiológicos. Deve ser sustentado na freqüência, mas não excessivamente prolongado no tempo. As conseqüências, positivas ou negativas, serão as respostas de um organismo, que é adequada ou inadequadamente tratado.

Av. Paulista, 509 - Andar 1, Andar 2, Conjuntos 201, 212-214
Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01311-910
Tel: (11) 3883-3030 | CNPJ: 51.961.258/0001-95