Equipamentos Avançados em Holter e MAPA
Notícias

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia


Mulheres na Engenharia: Erica Chriguer

Na semana passada, conversamos com Erica Chriguer, diretora administrativa da Cardios para marcar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A Cardios projeta e fabrica gravadores de ECG ambulatoriais e monitores de pressão arterial ambulatorial (ABP). Eles são líderes de mercado no Brasil e ingressaram na Halma em 2017.

O que a atraiu para a engenharia?

Quando eu estava na escola, eu queria ser médica porque amava ciências. Foi meu pai que sugeriu uma graduação em Tecnologia da Saúde, que era um novo curso na minha universidade na época. Ele pensou que iria me interessar e ele estava certo, eu adorei.

Depois que me formei, fiquei tão apaixonada pela relação entre tecnologia e saúde que decidi continuar a estudar Engenharia Biomédica. Ainda estou fascinada por como a tecnologia pode ajudar a oferecer melhores resultados para os pacientes.

O que te atraiu para Cardios? Compartilhe alguns destaques da carreira.

Ingressei na Cardios em 1998. Fiquei atraída pela chance de trabalhar com uma empresa de dispositivos médicos altamente respeitada. A Cardios é especializada em sistemas de monitoramento Holter e ABP. Nossos dispositivos ajudam os médicos a diagnosticar arritmias cardíacas e doenças cardiovasculares e a prevenir ataques cardíacos. O impacto é enorme - você pode salvar vidas.

Eu conhecia a tecnologia de dentro para fora e tive a oportunidade de começar a conhecer e treinar médicos - nossos usuários finais, em como usar nossos produtos. Percebi o impacto que poderia ter com uma função comercial; portanto, em 2002, me tornei gerente comercial, treinando equipes de vendas e suporte ao atendimento ao cliente.

Por estar tão próxima de nossos usuários finais, também me envolvi no desenvolvimento de novos produtos e fui responsável pelo lado técnico da empresa, bem como pela estratégia corporativa e marketing. Ao longo da minha carreira, pude aprender e crescer continuamente, me movimentando pela empresa e aprofundando meus conhecimentos em diferentes áreas.

Toda a autonomia que me foi dada foi graças ao nosso fundador, Dr. Ricardo Miglino, que não hesitou em me recomendar como MD para Halma. E agora que fazemos parte da Halma, podemos continuar crescendo e internacionalizando!

O que você ama no que faz?

O papel fundamental da tecnologia na área da saúde é fascinante. A tecnologia pode causar um impacto tão grande na medicina, especialmente na prevenção e diagnóstico de doenças, o que resulta em salvar vidas. O que poderia ser melhor que isso? Era isso que eu queria fazer desde a infância.

Erica com Paul Walker e Marc Ronchetti (presidente e diretor financeiro da Halma, respectivamente)

 

Quão importante é para uma organização ter líderes defendendo engenheiros do mais alto nível?

Eu realmente acredito que o talento pode mudar sua empresa. Se você tem as pessoas certas e investe nelas e no desenvolvimento delas, existe o seu pipeline para o sucesso contínuo.

Para mim, o ingrediente principal é que você se envolve com pessoas que gostam do que fazem, que são apaixonadas por tecnologia e ajudam a resolver problemas. Como minha própria experiência com o Dr. Ricardo e a empresa que ele construiu, você precisa nutrir futuros líderes em sua empresa, mulheres e homens de todas as origens e estilos de vida.

É claro para mim que a diversidade aumenta o crescimento e a inovação. As pessoas trazem suas próprias experiências únicas para a mesa e podemos nos beneficiar, como empresa, das diferenças de experiência, pensamento e formação. Trabalhando na tecnologia da saúde, devemos desafiar o status quo, procurando novas maneiras de fazer as coisas e resolver problemas.

Como líder, sinto que é importante ser transparente e aberto. Na Cardios, temos uma cultura comunicativa muito aberta. Nos reunimos e conversamos regularmente e incentivo meus diretores e gerentes a fazer o mesmo com suas equipes. Dessa forma, sabemos se algo está errado, se um cliente não está feliz ou um produto não está funcionando, e podemos corrigi-lo rapidamente. Tudo isso começa com o diálogo aberto.

Que conselho você daria para uma aspirante a engenheira iniciando?

Eu diria três coisas:

1. Não importa quantos desafios você se deparar, atenha-se a ele. Não desista porque é difícil. Realize suas aspirações porque você merece estar lá. Tente e siga os exemplos daqueles em posições de liderança que você admira - mulheres e homens. Eles terão sofrido reveses ao longo do caminho.

2. Encontre um mentor ou gerente que veja algo em você. Minha própria jornada começou sendo orientada pelo Dr. Ricardo, ele me apoiou e me ajudou a desenvolver minha carreira. Eu estou seguindo seus passos e os gerentes ao meu redor também.

3. Aproveite as oportunidades que fazem parte de um grupo global. Todos nós podemos continuar aprendendo, crescendo e apoiando uns aos outros e aumentando nosso conhecimento para avançar. Isso aconteceu comigo novamente com Halma. Tenho apoio do grupo, seja esse o meu DCE ou os conselhos e conhecimentos das equipes de Talento, Finanças ou Inovação e Digital.

Qual é a principal mensagem que você gostaria de transmitir para o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia 2020?

Estou muito orgulhosa e feliz por ser uma entre milhões de engenheiras que trabalham para resolver alguns dos maiores desafios que o mundo enfrenta atualmente. Agora estamos em todas as áreas do conhecimento e desenvolvimento, e isso é algo para se orgulhar.

Isso é uma consequência do trabalho árduo e da luta há muito tempo pelo direito de estudar, trabalhar e poder contribuir para a sociedade em geral. Acredite em seus sonhos e vamos trabalhar juntos - homens e mulheres - para moldar o mundo.

Compartilharemos mais pensamentos e opiniões inspiradores de algumas de nossas engenheiras de toda a Halma, que continuam a moldar o mundo e nos ajudam a criar um futuro mais seguro, limpo e saudável para todos os dias.

Também compartilharemos essas histórias em nossa página do LinkedIn, siga e compartilhe!


Av. Paulista, 509 - Andar 1, Andar 2, Conjuntos 201, 212-214
Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01311-910
Tel: (11) 3883-3030 | CNPJ: 51.961.258/0001-95